No mês de outubro e novembro, diversas ações de prevenção e combate ao câncer estão sendo realizadas. Cada ano vem aumentando a adesão às campanhas ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’, que visam chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer e a importância do diagnóstico precoce. 


Uma das atividades ocorre domingo (11), o 6º Campeonato de Pesca, a partir das 15h, na praça do lago. O valor da inscrição é R$ 30,00. Além disso, terão brinquedos para as crianças, vendas de lanches e bebidas. A diversão estará garantida. Também estará na praça do lago o bazar itinerante da Rede Feminina.


O evento tem como apoiadores a Administração Municipal e Associação dos Pescadores de Pinhalzinho.


Conforme o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, a praça e o lago são espaços públicos e é o município que disponibiliza servidores para os cuidados diários no local, assim como, faz o repovoamento de peixes. “Pedimos para que a Rede Feminina estabelecesse um regulamento quanto à pesca. Assim como tem pessoas que apoiam o torneio, tem aqueles que defendem que o lago é público e que não deveriam ter essa função. Então, para que o Campeonato de Pesca ocorra, foi elaborado o regulamentos”, explica. 


No regulamento consta que peixes ornamentais, se pescados, devem ser pesados e após devolvidos ao lago; peixes predadores (pintado, dourado, pacu e traíra) são espécies que fazem o controle da população do lago, por isso, se pescados, devem ser pesados e na sequência devolvidos. 


O secretário menciona ainda, que a Rede Feminina foi orientada a colocar cerca de 200 quilos de carpas húngara, uma espécie fácil de ser pescada. “Orientamos para que a alimentação dos peixes sejam suspensas na quinta-feira, pois o peixe para ir no anzol precisa estar faminto e assim ele vai buscar a isca, facilitando para o pescador”, ressalta, acrescentado que dos 200 quilos de peixes colocados no lago, aquilo que não for pescado, o município se comprometeu em fazer o pagamento dos animais que permanecerão no lago.        
Demais eventos


No sábado (10) é o Sábados D, onde terá coleta de exames preventivos, consulta e exames para homens a partir de 40 anos (PSA, Toque e outros) e avaliação de saúde bucal, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.


Também no sábado, será realizado o 3º Pedágio Rosa/Azul da Rede Feminina  e parceiros na área central da cidade, das 09h às 12h.