A arte e suas linguagens permeiam e estruturam as experiências das crianças na Educação Infantil. Presentes no cotidiano das creches e pré-escolas, o repertório de música, artes visuais, dança e jogos dramáticos é oferecido por meio de propostas e disparam pesquisas e aprendizagens que ultrapassam a expressão artística. Cultura, Arte e Natureza representam o território temático da educação das crianças pequenas.

Pensando nos benefícios que as manifestações culturais trazem para o cotidiano das crianças e também para comemorar em grande estilo a Semana da Criança, o município de Pinhalzinho através da Secretaria Municipal de Educação estará oferecendo dois dias de espetáculo de teatro com nuances circenses em seus atos, para a Educação Infantil e Anos Iniciais.

Os temas abordados para os espetáculos são: água, lixo, reciclagem e alimentação saudável.
O espetáculo conta com mágicas interativas, malabarista, comédias e uma cachorrinha adestrada que anda de skate.

Os dias reservados para este espetáculo serão 15 e 16 de outubro de 2019, tendo como local o CTG Porteira do Pinhal.

A programação será a seguinte:
No dia 15/10 as crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, períodos matutino e vespertino das Escolas EMEF Dom José Gomes e EMEB José Theobaldo Utzig, totalizando 539 crianças.

No dia 16/10 é a vez das crianças das turmas de Maternal II dos CEIMs João Trichez, Mairi Bolis Brusco, Gente Feliz, Menino Jesus e Noêmia Griebler, as turmas de Pré I e II dos CEIMs Pedro Simon e Mairi Bolis Brusco, nos turnos matutino e vespertino totalizando 612 crianças. (Os maternais II integrais, estão agendados para irem no turno da manhã, por ser mais tranquilo).

Os horários para os espetáculos são: matutino – 9h15, vespertino – 14h30, tendo a duração de aproximadamente 1h30.

O transporte já foi agendado, exceto para as turmas do CEIM Gente Feliz, Pedro Simon e Emeb. Caso chova no dia, o transporte será reorganizado.

A coordenadora dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), Karen Ecco, ressalta que uma programação especial também está sendo realizada em todos os CEIMs. “A programação é para o mês todo e estão acontecendo de acordo com a rotina de cada escola. Neste ano os diretores juntamente com sua equipe planejaram bastante atividades, passeios, brincadeiras em espaços diferenciados, isso para que a comunidade possa observar as crianças brincando e interagindo em diferentes espaços não só dentro da escola”, destaca.