A Campanha de Vacinação Contra a Gripe que ocorre anualmente desde 1999, neste ano terá início dia 16 de abril e se estenderá até dia 25 de maio. O Sábado “D” será dia 05 de maio.


A vacinação contra o tétano foi incluída na campanha, porque Santa Catarina teve dez casos de tétano acidental com quatro mortes no ano de 2017, sendo que a vacina apresenta 100% de proteção contra a doença para quem tem esquema completo.


Conforme a norma técnica do Ministério da Saúde, as pessoas a serem vacinadas contra a gripe deverão fazer parte dos grupos prioritários, que são: idosos (pessoas com 60 anos ou mais); crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer semana gestacional; Puérperas (mulheres que tiveram seu filho até 45 dias após o nascimento, se não foram vacinadas durante a gestação); trabalhadores de saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados); professores (todos os professores das escolas públicas e privadas, do ensino infantil, fundamental, médio e superior, professores auxiliares e auxiliar de sala que permaneçam todo o período em sala); pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições especiais (doença respiratória, cardíaca, renal, neurológica, hepática, diabetes, imunodeprimidos, transplantados e portadores de síndromes); adolescentes e jovens de 12 aos 21 anos sob medidas sócio educativas; povos indígenas; e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Conforme a coordenadora da Sala de Vacinas, enfermeira Ivani Flesch Dewes, para receber a vacina, é necessário estar munido do cartão ou caderneta de vacinação, obrigatoriamente apresentar cartão nacional do SUS com endereço atualizado e CPF.


Pessoas portadoras de doenças crônicas deverão apresentar comprovante da doença, como: prescrição médica, exames, cartão com informação de medicamentos; profissionais de saúde deverão apresentar documento que comprove a profissão ou ocupação atual; gestantes deverão levar o cartão de gestante e os demais documentos.


Aalém da vacina contra a gripe, será aplicado também a vacina contra o tétano para as pessoas que ainda não foram vacinadas ou que estejam com o esquema incompleto, além das demais vacinas necessárias conforme a idade.


Para a vacinação as pessoas deverão dirigir-se à Sala de Vacinas no Centro de Especialidades, no Bairro Nova Divinéia nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira de manhã 7h30 às 11h30 e tarde 13h00 às 17h00, e no sábado “D” dia 05/05/2018 das 8h00 às 17h00.