A APP do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Pedro Simon juntamente com a direção, professores e funcionários promoveram na quarta-feira (05), um evento de integração entre ‘Família e Escola’. O objetivo principal era oportunizar uma maior aproximação entre ambas e, com a proximidade do final do ano, foi propiciado aos alunos um momento a mais de diversão. Além de um lanche diferenciado foram instalados diversos brinquedos infláveis que ficaram a disposição das crianças.

A presença das famílias na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta.

As famílias têm um papel importante na vida de seus filhos, em seu aprendizado, desenvolvimento e devem perceber que suas práticas podem fazer a diferença. Quando os dois lados trabalham juntos fazem com que o aluno aprenda e seja bem sucedido. Os pais conseguem fazer isso quando a escola chega até eles por meio de convites feitos pelos professores ou quando oferecem um ambiente acolhedor para interagir.

A família e a escola devem caminhar juntas, na mesma direção, e embora muitas vezes não seja a realidade vivenciada no cotidiano escolar, essa questão precisa ser revista pois é fundamental no desenvolvimento do indivíduo como cidadão, afinal ambas têm o mesmo objetivo o qual é sempre o bem estar do aluno. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

Conforme o Diretor, José Götz, para que possam atingir o mesmo objetivo em comum, cada uma deve fazer sua parte visando assim conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. “O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade”, destaca.

A direção agrade a todos os que dedicaram seu tempo em propiciar o melhor na vida dos alunos. Este prestígio certamente no futuro trará bons frutos.