O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem por objetivo complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. No município de Pinhalzinho o SCFV é ofertado em dois espaços, no centro, junto a Secretaria de Assistência Social e no bairro Jardim Maria Terezinha.  


No ano de 2017 e 2018 o SCFV do bairro Jardim Maria Terezinha foi ofertado articulado com o Projeto Educação Integral “Escola Viva”, desenvolvido na escola Emef e proporcionava aos alunos oficinas informativas e culturais no contra-turno escolar. Nestes dois anos, o projeto era vinculado ao Itaú Social. 


Para o ano de 2019 a continuação das atividades, dado que o município não foi contemplado pelo Itaú Social, passam a ser realizadas exclusivamente na unidade do SCFV. A administração municipal optou por manter os atendimentos diários dando continuidade à oferta das oficinas considerando os significativos resultados positivos alcançados. 


Conforme informa a coordenadora do Cras, Suamy Audrea Sachett, na nova organização o atendimento no contraturno será garantido para os alunos da Emef e ampliado para todas as crianças e adolescente que residem no bairro Jardim Maria Terezinha. As oficinas visam ampliar o universo informacional e cultural, bem como contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças.  Serão ofertadas diariamente oficinas de cidadania, contação de historia e teatro, informática, música, dança, patinação, treinamento desportivos e artesanato. 


As oficinas também serão ofertadas no SCFV do centro. Desta forma a estimativa do número total é de 350 crianças e adolescentes atendidos diariamente.