O governo municipal de Pinhalzinho solicitou no início do mês, autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Estado para fazer a recuperação das perimetrais já existentes no município.

Nesta semana, recebeu autorização para fazer os reparos na perimetral atrás da sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG). “O local precisava de reparos, urgente. Vamos fazer a drenagem e a capa asfáltica”, salienta o prefeito Mário Afonso Woitexem.

O governo municipal também assumiu o compromisso com o DNIT, de fazer a limpeza das perimetrais. “Tem bastante entulhos, principalmente próximo a empresa Aurora. Vamos fazer a limpeza para que o DNIT possa, através da empresa contratada, fazer o tapa buracos. Pedimos autorização para o município fazer esse tapa buracos, mas não fomos autorizados”, menciona o prefeito.

Outro compromisso assumido pelo município é para fazer as tubulações em alguns acessos irregulares dentro das perimetrais, o que ocasiona o acúmulo de água sobre o asfalto. “Assumimos também esse compromisso, de estarmos fazendo alguns concertos em tubulações”, diz.

O prefeito afirma que essas medidas são emergenciais, para esperar o pleito do município ser atendido, onde foi solicitado para que seja incluída dentro do orçamento de revitalização da BR-282, a recuperação das perimetrais do município, na sua totalidade.

Novas perimetrais

O governo municipal também solicitou ao DNIT, autorização para fazer abertura de trechos para novas perimetrais, até a Udesc. “Sabemos que na frente da Udesc terá um novo trevo, que já foi autorizado e será feito com a revitalização da BR-282, também teremos o transporte coletivo urbano, que em 90 dias será implantado, precisamos de um canal para que os ônibus possam percorrer. Estamos aguardando a possibilidade de isso ser autorizado. O DNIT nos pediu um croqui destas novas perimetrais, que estamos elaborando. Faremos o cascalhamento nestes trechos, uma estrada que seja trafegável, porque o único que poderá concretizar as perimetrais é o DNIT. Acredito que nos próximos dias teremos o retorno do DNIT quanto a isso”, salienta o prefeito.