O grupo de Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) – Mulheres, tem por objetivo trabalhar o empoderamento, autoestima e o fortalecimento das mulheres que dele participam. Com o intuito de promover e trabalhar um tema que fizesse sentido a elas, decidiu-se falar sobre “Pertencimento”, em relação a como elas se percebem como mulheres e de como pertencem ao seu bairro e cidade. 


Inicialmente foi trabalhado como elas se percebem como mulheres, o que cada uma delas tem sua importância e características próprias, o seu jeito, o seu modo de ver e viver. Aos poucos, foi aberto o tema para o bairro, buscando compreender como elas percebem o bairro que moram, como ele é, o que tem nele, e o que elas gostariam de mudar nele e o que elas, como pertencentes dessa localidade podem fazer para mudar. Estimulando o olhar subjetivo de cada uma delas. 


Também foi proporcionado um passeio pela cidade, para que conhecessem, além dos lugares que frequentam cotidianamente. Com o intuito de que pudessem expressar sua subjetividade, cada integrante produziu um cartaz com o tema que escolheu e decorado com as suas características, e então levaram ao local desejado, como na Unidade Básica de Saúde, Escola, Fundação de Cultura e Esporte, suas próprias casas, etc. Segundo as próprias integrantes, foram muito bem recebidas e receberam muitos elogios pela arte que desenvolveram. 


O trabalho foi desenvolvido pela estagiária de Psicologia Alana Hendges Schmitz, Psicóloga Kátia Andrea Möeller e a Assistente Social Lurdes Scheren.