Nesta semana, foi realizado o quarto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em São Carlos. Participaram de Pinhalzinho, além do prefeito Mário Afonso Woitexem, os secretários, Elmo Zanchet da Saúde, Honorino Dalapossa da Agricultura e Sérgio Mate da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento. Também participou o presidente da Associação Empresarial (Acip), Roberto Zagonel.

O programa Lider estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Conforme o coordenador regional do Sebrae Oeste, Enio Alberto Parmegiani, a conversa foi norteada em seis assuntos, que tem interesse direto da população, na área do desenvolvimento ao turismo; área do desenvolvimento da infraestrutura e logística; na área da desburocratização, simplificação de processos e criação de mecanismos para apoio ao fortalecimento, ao surgimento, a criação de um ambiente favorável da micro e pequena empresa. Além disso, foi apresentada a logística de estrutura aérea da região, de aeronaves que prestam suporte para a área da saúde; também uma conversa direta sobre inovação, forma de organização para inovar, encerrando com uma conversa sobre agronegócio.