Mais 18 pacientes pinhalenses realizaram cirurgia de Catarata na última quarta-feira (09). Somente neste ano 179 cirurgias de Catarata foram realizadas, mais 27 cirurgias de pterígio e sete de derma visão, totalizando 203 cirurgias oftalmológicas somente neste ano de 2019.

O secretário de Saúde, Elmo Zanchet, salienta que fica muito feliz. “Enquanto em 2017 realizamos 539 cirurgias dos mais diversos tipos, por meio da Secretaria de Saúde, em 2018 fizemos 745 e neste ano já atingimos 863 cirurgias das mais diversas patologias”, aponta.

Zanchet menciona que isso se deve a dedicação do prefeito Mário Afonso Woitexem e do vice-prefeito Darci Fiorini, que te direcionado esforços para apoiar as questões da saúde. “Assumimos a secretaria com filas enormes e não é diferente a fila de exames hoje. Temos dificuldades de disponibilizar alguns tipos de exames hoje, pois temos poucos prestadores e que fazem poucas unidades por mês, então estamos pensando nisso e devemos fazer um novo mutirão para baixar a fila de exames de média complexidade que temos”, ressalta.

O secretário acompanhou os pacientes até município de São Lourenço e enfatiza da satisfação no rosto dos pacientes. “Esperamos que todos tenham um bom resultado na cirurgia e que realmente tenha resolvido seus problemas”.

A paciente, Mercedes Lazzarotto, fez a cirurgia de Catarata e diz que as pessoas que precisam devem aproveitar a oportunidades. “Poder enxergar perfeitamente é muito bom”, diz. Mercedes já havia passado por uma cirurgia em um olho, agora pelo outro olho.

Valdomiro Souza Machado também realizou cirurgia de Catarata no dia 09 e diz que ficou cerca de 30 dias na fila. Ele agradece a administração municipal. “A visão é algo muito importante, quem não tem visão não tem nada. Estou muito feliz”.