Na quarta-feira (15) a Secretaria de Saúde de Pinhalzinho encaminhou pacientes a São Lourenço do Oeste para um mutirão de cirurgias de Cataratas. Foram realizadas 45 cirurgias de cataratas em pacientes pinhalenses neste mutirão. 


Para o secretário de Saúde, Elmo Zanchet, esses tipos de mutirão tem resolvido um problema sério que é a redução das filas, principalmente no que diz respeito a Cataratas. “Em 2017 foram realizadas 106 cirurgias, em 2018 foram 113 e neste ano já concluímos, com essa remessa, 131 cirurgias de Cataratas. Temos certeza que para essas pessoas fizemos uma grande diferença, porque julgo a visão como o principal sentido do ser humano, para curtir as coisas belas da vida e também se defender”, pontua. 


Ele destaca a importância desses mutirões de cirurgia em São Lourenço do Oeste, que facilita o acesso e não precisam descolar pacientes a capital do Estado para esses procedimentos. “Por isso incentivamos e agradecemos ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc), os secretários de Saúde que tem apoiado esse tipo de mutirão”, diz.