Na semana passada foi confirmado o empenho para a edificação de uma Unidade de Educação Infantil, no Bairro Santo Antônio. Recursos são do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no valor de R$ 2.462.901,58, articulados pelo deputado federal, João Rodrigues.

O empenho foi garantido ao secretário de Finanças, Sérgio Matte e a esposa do deputado João Rodrigues, Fabiana Rodrigues, que estiveram em Brasília cobrando a obra.

Conforme informações do secretário de Educação, Fabrício Fontana, desde janeiro de 2017, quando assumiram a administração municipal, estudaram a questão de logística, de atendimento e de vagas na rede municipal. “Conseguimos encaixar essa logística e hoje temos vagas disponíveis em toda faixa etária na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Não conseguimos ainda, garantir as escolas que os pais gostariam de colocar seus filhos, mas garantimos vagas para todo cidadão pinhalense”, salienta.

O secretário menciona que neste ano, a preocupação da Secretaria de Educação era a ampliação da rede e de como construir uma unidade escolar de educação infantil no Bairro Santo Antônio ou nas proximidades. “Para isso, teríamos que ter terreno e recurso disponível para contrapartida. Conseguimos fazer o planejamento para dar a contrapartida a essa nova unidade de educação no Bairro Santo Antônio. Recebemos a nota de empenho, garantindo o recurso do Ministério da Educação para a construção da escola próximo ao campo do bairro, no terreno do município”, diz Fontana.

Ele afirma que está otimista quanto à obra e agora aguarda os tramites via sistema para assinatura do termo de compromisso. “Isso é importante, principalmente no que tange qualidade de atendimento e isso que estamos buscando”, afirma o secretário.

Outras mudanças na Educação é a ampliação do Centro de Educação Infantil Municipal Pedro Simon, com a construção de quatro salas de aulas na ala inferior, por meio de recursos próprios, além da ampliação da cozinha, banheiro, sala para professores, garantidos através de emenda parlamentar. Com isso o secretário de Educação, Fabrício Fontana, afirma que o CEIM Pedro Simon se tornará referência em Pré I e Pré II.