O Governo Municipal de Pinhalzinho por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na manhã de segunda-feira (15), o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Gente Feliz.


Acompanharam o ato, o prefeito, Mário Afonso Woitexem; o vice-prefeito, Darci Fiorini; o secretário de Educação, Fabrício Fontana; demais secretários municipais, vereadores e servidores da Educação. 


Hoje o CEIM Gente Feliz atende 150 crianças, conta com uma estrutura de 750m², playground, instalações elétricas, calçada padronizadas e outros investimentos que foram atendidos com recursos próprios do município,  somando cerca de R$ 303, 9 mil. 


Conforme a diretora do o CEIM Gente Feliz, Lucia Kollet, a estrutura física conta com oito salas e é totalmente adequada para a educação infantil. “A estrutura anterior era uma casa, que não havia sido mudada para fazer as adequações conforme as necessidades das crianças. Neste novo espaço foi realizada toda a reforma, com acompanhamento de engenheiro, conforme as necessidade e a realidade da Educação Infantil”, aponta.


O prefeito Mário Afonso Woitexem salienta que entrega a escola com sentimento de afirmação. “Quando assumimos o executivo municipal sabíamos que tínhamos um compromisso com a educação. A educação que está sempre em todos os debates, que é sempre colocada como meta principal de todos os governos, mas que sempre fica só na meta, na enrolação. Nós tínhamos esse compromisso. Desde o início do governo trabalhamos com a avaliação da educação pinhalense, nos decepcionamos quando vimos o indicador do IDEB, onde Pinhalzinho, nos últimos dez anos não atingiu os índices mínimos e a cada IDEB nós nos afastávamos mais. Isso confirmava que a Educação realmente precisava mudar, que estava errada e nós trabalhamos neste sentido”, ressalta. 


Woitexem acrescenta que outra preocupação era quanto às instalações das escolas. “Instalações deficientes, faltando um espaço adequado não só para conforto e segurança das crianças, mas estrutura para que os professores pudessem preparar as suas aulas e se preparar para fazer esse aprendizado. Essa era a nossa grande meta a ser atingida e que afirmamos com a entrega oficial desse novo CEIM”, menciona o prefeito. 


O secretário de Educação, Fabrício Fontana, diz que começaram essa caminhada com o propósito de desativar as casa antigas que eram utilizadas como creches, além de mudar toda a logística da educação infantil e criar 200 vagas. “Tínhamos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a cumprir de 2017 a 2018, hoje o sentimento é de dever cumprido e de alívio, pois a mudança na logística da educação funcionou, ampliamos as vagas, ampliamos o atendimento de creche para integral e hoje estamos com 90% das matrículas na creche em período integral”, afirma. 


Fontana salienta ainda que mesmo entregando oficialmente a escola, os investimentos não param. “Em um CEIM estamos construindo uma área rural, no outro vamos implantar um espaço para criar peixes, no CEIM Gente Feliz está sendo feito o pomar, esses movimentos pedagógicos aliados à estrutura não param nunca”, diz. 

Vale destacar, que a nova estrutura do CEIM Gente Feliz era o antigo espaço do PET (Programa Educação para o Trabalho) e que estava servindo a Udesc. Com a devolução do espaço da Udesc para o município, o governo municipal idealizou o novo CEIM que desde fevereiro de 2019 já está em atividade, recebendo as crianças.


Além do ato inaugural, foram plantadas as primeiras mudas de árvores frutíferas no pomar, onde as crianças poderão colher as frutas que farão parte da sua alimentação na escola.