Grande público lotou o Grêmio Recreativo Pinhalense na noite de terça-feira (02) para acompanhar a palestra com Rosangela Binotto, doutora em Gerontologia. O evento ‘Momento para eles e elas’ foi uma iniciativa do Governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e patrocinado pelo Sicredi Mulher. 


Com isso, abriu a programação das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul. Vale destacar que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o Novembro Azul visa à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


“Hoje o ser humano tem uma necessidade muito grande de entender a dimensão da sua vida, por todas as situações em que ele vive, por todas as diferenças sociais, ele busca uma alternativa para se encontrar. A ciência se distanciou muito do cotidiano e ela se tornou muito técnica, inacessível. Só que a pratica da ciência constrói um conhecimento, porque ela tem que gerar autonomia, gerar qualidade de vida, então no momento em que você se depara com um conjunto de pessoas que pensam como você e que por várias situações da vida, ou não tiveram oportunidade, ou suas expectativas de vida eram diferentes, mas que no momento em que se reúne consegue atender as suas necessidades você consegue agregar. Então, todo o ser humano tem a necessidade de saber qual é o caminho para viver e quando alguém consegue oferecer, dentro de uma construção mais simplificada da ciência, a tendência é da pessoa ficar mais reflexiva e é isso que aconteceu na palestra”, salientou Rosangela, fazendo menção à concentração das pessoas durante o evento, pois foram aproximadamente duas horas de palestra com a atenção total dos participantes voltada para o assunto abordado.


Conforme o secretário de Saúde, Elmo Zanchet, a programação do Outubro Rosa é vasta, com 60 dias voltados a prevenção. “Vamos ter atividades também voltadas aos homens. No dia 10 de novembro teremos o Dia ‘D’ da Saúde com coleta de preventivo do Câncer Ginecológico, consultas e exames para homens a partir de 40 anos (PSA, toque e outros), além de avaliação de saúde bucal. Tudo isso nós faremos nas Unidades de Saúde, num sábado, onde todos os médicos estarão engajados nesta ação. Gostaríamos que as pessoas levassem a sério a prevenção, principalmente nestes dois meses”, aponta.