As obras de reconstrução total das pontes no interior estão em andamento. As pontes substituirão as que foram danificadas com a enxurrada na virada de ano 2016/2017. Na terça-feira (11), o prefeito Mário Afonso Woitexem, o secretário de Agricultura Honorino Dalapossa e o secretário de Obras Algacir Dallagnol, estiveram visitando as obras.

Na Linha Santa Lucia estão sendo construídas três pontes, duas de grande porte, de 20 metros de comprimento com oito metros de largura e a outra de dez metros. Na linha Volta Grande também será construída uma ponte de dez metros.

O município foi contemplado com duas pontes do Estado e quatro pontes da União.  “Duas pontes oriundas da Defesa Civil do Estado, cujo o recurso foi liberando em 2017, já estão prontas, com trânsito liderado. Uma deles liga Volta Grande com a Linha Lurdes e a outra na Volta Grande dá acesso a propriedade de sete famílias. Das novas pontes que estão sendo construídas com recursos da União falta iniciar a cabeceira de uma delas, as demais estão em andamento, as duas da Linha Santa Lucia, que nomeiam Águas do Vale e do Canada estão em fase de conclusão”, ressalta o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa.

Ele menciona ainda que as pontes de grande porte foram pensadas no futuro e na vasão de água do rio. “O rio cada vez mais irá receber mais água, com mais velocidade e acaba arrastando o que vem pela frente. Então, este é o nosso modo de trabalhar, pensando muito mais na infraestrutura e é essa infraestrutura que os produtores precisam. Vamos continuar trabalhando assim porque entrega de subsídios gera dependência e infraestrutura gera emancipação, e essa emancipação vai fazer com que gere cada vez mais competitividade e desenvolvimento e é isso que queremos para o nosso município”, menciona Dalapossa.

O secretário afirma que a maior dificuldade para dar agilidade às obras é a falta de máquinas. “Pedimos cinco máquinas e as mesmas estão fazendo falta hoje. Essas máquinas seriam adquiridas e financiadas, porém o projeto não foi aprovado na Câmara de Vereadores”, garante.