Na terça-feira (19) ocorreu a 4ª Oficina regional para revisão do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps), em Chapecó. De Pinhalzinho, estiveram presentes o secretário de Saúde, Elmo Zanchet; a representante das organizações sociais, Marilene Lauermann; e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Althaus, representando os servidores públicos.

De acordo com a articuladora da CIES Oeste, Otília Cristina Coelho Rodrigues, foram discutidas as questões de educação permanente, que tem a participação de mais de 80 pessoas de toda região Oeste. “A discussão foi para fazer o planejamento de 2018/2020. Falamos das redes de atenção a saúde, de formas que possamos fortalecer as redes e qualificar os profissionais com objetivo de melhor atender o usuário da atenção básica”, aponta.
Os assuntos mais discutidos durante o encontro foi sobre as doenças crônicas não transmissíveis e necessidade de discussão da rede de urgência e emergência. “Foram esse os temas que se sobressaíram e vamos executar um planejamento para desenvolver ações ainda no decorrer de 2018”, pontua.

Para o secretário de Saúde, foi um dia importante, produtivo, onde estiveram participando representantes de vários municípios. “Foram discutidos e delineados os pontos a serem atacados num plano para dois anos. Acreditamos que só assim será possível focarmos nos problemas que tem mais urgência e necessitam maior atenção, fortalecendo a Atenção Básica que não deixa de ser uma maneira de prevenção à saúde. Com isso teremos um direcionamento e uma maneira mais eficaz de gastar o dinheiro público”, menciona.